quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Livro: O Silmarillion - Resenha



O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.




Título: O Silmarillion
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano: 2009
Páginas: 480
Editora: Martins Fontes

Onde Comprar: Submarino Americanas





Resenha:

Os livros de Tolkien são muito bons, um mundo de fantasias, romance, drama e mistérios. Confesso que gosto de livros desse tema, um mundo enorme que não se detalha em várias páginas e sim, em vários livros.

O livro O Silmarillion mais descreve tudo e tem pouca fala dos personagens, onde relata como surgiu o primeiro Senhor do Escuro, seu nome é original é Melkor, mas depois mudou para Morgoth. Neste livro, relata a criação do mundo, criada pela música e pelos servos de Ilúvatar.

O Silmarillion não tem gravurar no livro, mas tem o mapa onde podemos entender mais a história. As páginas de cada capítulo não tem uma quantidade definida, pois um capítulo pode ter mais páginas do que outro.

O Silmarillion é de longe a obra mais antiga de Tolkien, nos tempos da criação do mundo, onde tudo começou, muito antes de Senhor dos Anéis.

Na história, tem vários assuntos, tem vários personagens principais, cada capítulo relata um deles. Tudo começou quando Melkor desejou ser governante de tudo na Terra-Média, ele encheu seu coração de maldade e raiva. Foi para o Norte e lá construiu suas obras malignas, uma delas são os Balrogs.

Bem, não vou contar tudo aqui porque perde a graça, mas eu gostei muito deste livro, pois relata várias histórias que é bom para os fãs de Tolkien saberem. Recomendo para as pessoas que gostam de aventuras, dramas, fantasia e heroísmo.

Alguns trechos do livro:

"Ergueu-se então Ilúvatar, e os Ainur perceberam que ele sorria. E ele levantou a mão esquerda, e um novo tema surgiu em meio à tormenta, semelhante ao tema anterior e ao mesmo tempo diferente; e ganhava força e apresentava uma nova beleza."

" Fëanor atingindo seu poder máximo, foi dominado por uma nova ideia, ou talvez lhe tivesse ocorrido alguma sombra do presságio do triste destino que se acercava.  Começou então um trabalho longo e secreto, para o qual recorreu a todo o seu conhecimento, seu poder e sua habilidade sutil. E, no final de tudo, fez as Silmarils."   

Nenhum comentário:

Postar um comentário